Do icônico Segway a duas motocicletas elétricas

7 min de leitura
Segway
Segway Xiber
A Segway apresentou na CES duas motocicletas elétricas, uma para terra e outra para a pista.

Na CES de Las Vegas, a Segway que criou o meio de transporte pessoal mais emblemático que já existiu e apresentou uma motocicleta e um ciclomotor elétricos que também não são nada convencionais.

Em Dezembro de 2001 foram apresentados dois dos dispositivos de mobilidade mais carismáticos dos últimos dois anos. O Segway destaca-se pelo seu design e pela sua capacidade de balanceamento automático, utilizando avançados sistemas de giroscópio e sensores. Contudo, apesar da inovação e da atenção inicial à comunicação social, não foi possível alcançar a adoção em massa como esperado.

Segway

Em 2020, a empresa chinesa Ninebot, doou a marca Segway após o lançamento de 2015, anunciando o fim da sua produção , marcando o fim de uma era para este veículo de transporte pessoal. Embora o Segway não tenha alcançado o sucesso esperado, ou o seu legado persista como marco na história da mobilidade pessoal e da inovação tecnológica. Agora, outros veículos elétricos de mobilidade pessoal são comercializados com esta denominação, como os mais recentes apresentados na CES.

Tecnologia, design e desempenho são as bases destes novos veículos.

Últimas notícias:

Um ciclomotor e motocicleta exclusivos com design e desempenho

Na CES de Las Vegas, a Segway apresentou publicamente dois novos veículos elétricos de duas rodas que representam um avanço significativo para a empresa, que continua a sua expansão no campo da micromobilidade. A Xafari será classificada na Europa como ciclomotor (nos EUA será classificada como bicicleta eléctrica. A Xyber responde às características de uma moto off road com um design que se destina a ser utilizada durante anos destinada ao uso na terra.

“Temos o prazer de anunciar o lançamento do Segway Xafari e do Segway Xyber, marcando um passo significativo na inovação das bicicletas elétricas.”

“Elas personificam o compromisso da empresa com a tecnologia e o desempenho. Com recursos configurados, estabilidade notável e conectividade avançada, redefinimos as possibilidades de aventuras off-road.”

Alan Zhao – CEO da divisão Segway e-bikes

Tanto a Xafary quanto o Xyber possuem algumas características relacionadas à inteligência. Como tal, Segway refere-se à capacidade de “percepção ativa do jantar”. Essa funcionalidade permite automatizar determinadas ações dependendo do ambiente, como ajustar o nível de potência em movimento, ligar e desligar os faróis e a trava antifurto.

Ambos os modelos permitem integração com aplicações móveis, facilitando a recolha e monitorização de dados em tempo real. Além disso, apresentam medidas anti roubo avançadas para proporcionar maior segurança, como bloqueios discretos nos cubos das rodas traseiras, alarme móvel, funcionalidade anti roubo por GPS e alertas baseados em localização.

Segway Xafary (safari): ciclomotor por dentro e bicicleta por fora

Segway
Segway Xafari

A Xafari assume a forma de uma bicicleta elétrica para todos os terrenos graças aos seus pneus largos. Seu design apresenta uma moldura sem barra horizontal que abriga uma bateria removível de 913 Wh integrada à barra inclinada. A capacidade nominal desta bateria, composta por 21.700 células cilíndricas, a posiciona como uma das maiores disponíveis no mercado.

O chassi também abriga uma suspensão traseira que fica escondida atrás do braço oscilante, criando assim uma configuração de suspensão completa, mas com aparência rígida. Ele suporta até 70 mm de curso na frente e 80 mm na traseira que, juntamente com pneus balão de 3 polegadas, garantem que a Segway Xafari possa se sair bem tanto no asfalto da cidade quanto em trilhas e percursos off-road.

Segway
Segway Xafary – tecnologia, design e desempenho

Quanto à potência, ele monta um motor elétrico de 750 W no cubo da roda traseira que fornece até 80 Nm de torque . Embora, para já, não tenham sido reveladas as restantes características, como a velocidade máxima de assistência, esta especificação a coloca na Europa como ciclomotor , uma vez que ultrapassa a potência máxima permitida para bicicletas eléctricas Pedelec (250 W). Pode ser limitado eletronicamente pelo fabricante para cumprir a legislação europeia. No entanto, nos EUA, ela pode ser classificada como bicicleta Classe 2 (até 32 km / h) ou Classe 3 (até 45 km / h).

Segway Xyber: motocicleta suja por fora

Segway
Segway Xiber

O design e a configuração da Xyber mostram que se trata de um veículo que sobe à categoria das motocicletas elétricas. Sob uma aparência mais parecida com as motocicletas dedicadas ao off-road, esconde-se uma configuração mecânica muito mais potente, com até 175 Nm de torque. A Segway não revelou muitas mais informações, além de que é capaz de ir de 0 a 32 km/h (20 mph) em 2,5 segundos

A bateria base tem 1.440 Wh e pode ser combinada com uma segunda bateria de mesma capacidade para um total de 2.880 Wh . A Segway afirma que com esta configuração é capaz de proporcionar até 150 km de autonomia.

Comente abaixo e diga-nos o que você pensa sobre este assunto, pois estamos sempre interessados em ouvir a sua opinião :o)


Conheça a Elétricos News

Somos um site de notícias globais sobre mobilidade elétrica. Exploramos os últimos avanços na tecnologia em eletricidade. Venha se atualizar e discutir sobre tudo o que marcas de ponta como Tesla, LiveWire, Porsche, Energica, Zero, Peugeot entre outras tem realizadas ultimamente. Saiba mais em elétricos.news

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Notícias anterior

Motorhome expansível de 121 mt quadrados: a casa móvel do futuro

Próxima notícia

Tesla revela o futuro das fábricas de automóveis: robôs e máquinas no comando

Últimas Motocicleta elétrica

carregando ...

Você mais eletrificado

em 5 minutos

 

Receba as últimas notícias sobre mobilidade elétrica de forma leve e descontraída todos os sábados em seu email

Feito! Agora só falta confirmar sua inscrição pelo email