Honda investe no futuro do hidrogênio com sistema de célula de combustível de próxima geração

19 min de leitura
Honda
Honda expande negócios de hidrogênio para atingir meta global de neutralidade de carbono

A Honda delineou hoje as principais estratégias pelas quais está passando para aumentar o uso da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio, à medida que a empresa busca expandir seus negócios de hidrogênio e atingir sua meta global de impacto ambiental zero, incluindo neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades corporativas até 2050.

Marcando a primeira vez que as células de combustível de hidrogênio foram produzidas em escala, a produção em massa do novo sistema de célula de combustível (FC) da Honda começou na Fuel Cell System Manufacturing LLC (FCSM), uma instalação de produção de joint venture com a General Motors (GM) em Brownstown, Michigan.

Honda

“Nosso novo sistema de célula de combustível está no centro da tecnologia de hidrogênio da Honda e nossa estratégia para expandir a gama de aplicações que usam hidrogênio para facilitar a descarbonização da sociedade”, disse Jay Joseph, vice-presidente de sustentabilidade e desenvolvimento de negócios da American Honda Motor Co., Inc. mas selecionando a fonte de energia certa, no lugar certo, para o propósito certo, para alcançar a neutralidade de carbono o mais rápido e eficiente possível.”

O novo sistema de célula de combustível é fundamental para a estratégia de negócios de hidrogênio da Honda. Co-desenvolvido pela Honda e GM na última década, o novo sistema de célula de combustível Honda melhora o desempenho e dobra a durabilidade, reduzindo o custo em um terço em comparação com a geração anterior1 sistema.

Últimas notícias:

Honda

A Honda tem conduzido pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio e veículos elétricos de célula de combustível (FCEV) por mais de 30 anos e liderou a indústria na implantação da tecnologia de célula de combustível por meio de extensos testes no mundo real e implantações de clientes, incluindo os primeiros clientes de frota do governo e o primeiro programa de locação de clientes de varejo para veículos elétricos de célula de combustível.

Triple Action to Zero Approach
A Honda está trabalhando em direção à sua meta global de impacto ambiental zero até 2050 por meio de sua abordagem “Triple Action to Zero“, incluindo não apenas seus produtos, mas todo o ciclo de vida do produto, incluindo atividades corporativas.

  • Neutralidade de carbono para todos os produtos Honda e atividades corporativas até 2050.
  • Circulação de recursos – Usar materiais 100% sustentáveis para criar uma economia circular permitirá que a Honda recicle ou reutilize cada pedaço dos materiais de seus veículos, reprocesse-os de volta às matérias-primas e reutilize esses materiais na criação de novos produtos. Em suma, fazer novos veículos Honda a partir de veículos Honda antigos.
  • Uso de energia limpa e renovável, incluindo eletrificação e hidrogênio.
Honda

Estratégia de negócios de hidrogênio da Honda Em suas iniciativas, a Honda vê o hidrogênio como um dos portadores de energia de alto potencial para apoiar essa direção de energia renovável e eletrificação. O “ciclo de circulação do hidrogênio”, que começa com a energia renovável, consiste em três fases – “gerar”, “armazenar/transportar” e “usar”. Para ser mais específico, com o uso da tecnologia de eletrólise da água, o excesso de eletricidade derivada de fontes de energia renováveis pode ser usado para criar “hidrogênio verde”2“, que pode ser armazenado indefinidamente sem perda de energia.

Utilizando a tecnologia de célula de combustível, esse hidrogênio pode então ser convertido de volta em eletricidade de emissão zero para uma variedade de propósitos, incluindo energia de backup estacionária para dar conta das flutuações na geração de energia devido à sazonalidade e às condições climáticas. O hidrogênio armazenado também pode ser usado para transportar energia para onde é necessária via terra, mar e oleoduto.

A Honda expandirá as aplicações do novo sistema de célula de combustível Honda para além dos FCEVs para várias aplicações internas e externas, servindo assim para estimular a demanda por hidrogênio e facilitando a neutralidade de carbono da sociedade por meio do “uso” do hidrogênio.

A Honda identificou quatro domínios principais para a utilização inicial de seu novo sistema de célula de combustível: FCEVs, veículos comerciais com célula de combustível, estações de energia estacionárias e máquinas de construção. Enquanto a produção inicial do FCSM será usada em apoio às iniciativas internas da Honda e às vendas do FCEV, a Honda está explorando oportunidades de negócios de células de combustível externas com o objetivo de iniciar as entregas externas dos módulos do sistema de células de combustível em um futuro próximo.

A empresa prevê vendas iniciais de 2.000 unidades por ano e, em seguida, expandir as vendas em etapas.

FCEV:
Este ano, a Honda lançará um novo CR-V FCEV. Construído no Honda Performance Manufacturing Center em Marysville, Ohio, usando peças nacionais e de origem global, será o único veículo elétrico de passageiros com célula de combustível fabricado nos Estados Unidos.

Honda

Veículos comerciais e construção

Na área de veículos comerciais, o GIGA FUEL CELL, um caminhão pesado movido a célula de combustível de zero emissões atualmente sendo co-desenvolvido pela Isuzu Motors Limited e Honda Motor Co., Ltd. foi mostrado pela primeira vez no Japan Mobility Show 2023. Além de realizar pesquisas conjuntas sobre caminhões pesados com células de combustível, as duas empresas começaram os testes de demonstração de um modelo protótipo em vias públicas no Japão em dezembro de 2023 e planejam introduzir o modelo de produção no mercado em 2027, aproveitando totalmente a tecnologia, a experiência e o conhecimento adquiridos por meio da pesquisa conjunta.

Além disso, a Honda está preparando um caminhão de célula de combustível de hidrogênio Classe 8 de prova de conceito nos EUA e está em negociações com potenciais clientes.
A Honda também tomará a iniciativa de aplicar seu sistema de célula de combustível em equipamentos de construção, como escavadeiras e carregadeiras de rodas, contribuindo para a realização da neutralidade de carbono para máquinas de construção.

Para que mais empresas utilizem ativamente os sistemas de células de combustível, a Honda está trabalhando para desenvolver parcerias que reforcem o ecossistema geral de hidrogênio e garantam uma oferta simplificada de serviços de hidrogênio. Isso inclui geração de hidrogênio, desenvolvimento da força de trabalho e manutenção e suporte pós-venda.

Estações de energia de célula de combustível estacionárias

A Honda iniciou testes de demonstração de uma estação de energia de célula de combustível estacionária em seu campus de Torrance, Califórnia, em março de 2023, marcando o primeiro passo da empresa para a comercialização futura de geração de energia de backup com emissão zero. A estação de energia a célula de combustível fornece energia de backup de emergência limpa e silenciosa para o data center da Honda. Em dezembro de 2023, a Honda também anunciou um projeto conjunto semelhante no Japão, onde a Honda estabelecerá uma estação estacionária de célula de combustível para alimentar um data center da Mitsubishi.

Os sistemas de energia de backup que utilizam células de combustível de hidrogênio oferecem um futuro promissor para a geração de energia limpa, mas confiável e de alta qualidade, especialmente quando operando com o chamado “hidrogênio verde” feito de fontes renováveis, com vapor de água como única emissão.

As futuras unidades estacionárias de célula de combustível (FC) destinadas à comercialização utilizarão o novo sistema Honda FC. Nos próximos anos, a Honda começará a aplicar tecnologias de centrais elétricas FC estacionárias agora em desenvolvimento – apresentando um sistema FC de próxima geração com maior redução de custos e melhor desempenho – às instalações e centros de dados da Honda em todo o mundo.

Estabelecimento de ecossistemas

de hidrogênio Para alcançar a utilização generalizada de sistemas de células de combustível, é fundamental estabelecer ecossistemas de hidrogênio que incluam o fornecimento de hidrogênio. A Honda tem apoiado a expansão das redes de estações de hidrogênio no Japão, participando da Japan Hydrogen Station Network Joint Company (Japan H2 Mobility/JHyM) e na América do Norte, apoiando negócios de estações de hidrogênio, como a FirstElement Fuel e outras.

A Honda também participará proativamente de projetos de geração de hidrogênio organizados por governos nacionais e locais que atualmente utilizam grandes volumes de hidrogênio importado em portos e outros locais. Por meio dessas iniciativas, a Honda trabalhará para construir parcerias com empresas envolvidas nessa nova área.

No Japão, trabalhando para o estabelecimento de um ecossistema de hidrogênio, juntamente com a Marubeni Corporation e a Iwatani Corporation, a Honda começou a discutir as perspectivas para o fornecimento de hidrogênio e a utilização de veículos comerciais com células de combustível. Na Europa, a Honda está atualmente planejando testes de demonstração de um ecossistema de energia que combina energia renovável e hidrogênio.

Utilização de tecnologias de hidrogênio no espaço sideral A Honda está conduzindo pesquisa avançada e desenvolvimento de tecnologias de hidrogênio, enquanto prevê o uso no espaço
sideral, outra área potencial onde tecnologias de hidrogênio, como um sistema de célula de combustível e tecnologias de eletrólise de água de alta pressão diferencial, podem ser utilizadas. Além de água e alimentos, as pessoas precisam de oxigênio, bem como hidrogênio para combustível e eletricidade para várias atividades de apoio à vida no espaço.

Para permitir atividades espaciais sustentáveis, é necessário reduzir ao máximo a necessidade de reabastecer esses recursos da Terra. Uma das soluções para esse desafio é criar um “sistema de energia renovável circulante”, que combina um sistema de eletrólise de água de alta pressão diferencial que produz oxigênio e hidrogênio usando energia solar para eletrólise da água, e um sistema de célula de combustível que gera eletricidade e água a partir de oxigênio e hidrogênio.

Para criar esse sistema, a Honda realizou pesquisa e desenvolvimento conjuntos com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) durante os anos fiscais de 2021 e 2022 (período encerrado em 31 de março de 2022). Além disso, em 2022, a Honda assinou um contrato de pesquisa e desenvolvimento3 com a JAXA em relação ao “sistema de energia renovável circulante” que é projetado para fornecer eletricidade para manter a funcionalidade do espaço vivo e vários sistemas de rovers lunares.

Com base neste contrato, a Honda será contratada pela JAXA para primeiro realizar estudos de conceito, em seguida, para desenvolver um “modelo de protoboard”4“, um protótipo em estágio inicial, até o final do ano fiscal de 2024 (que termina em 31 de março).

Para mais informações sobre as iniciativas de negócios de hidrogênio da Honda, incluindo eletrificação, clique aqui. Empresas interessadas no novo sistema de célula de combustível Honda e parcerias comerciais de hidrogênio podem entrar em contato com hydrogen@na.honda.com.

Sobre o compromisso da Honda com o meio ambiente A Honda está trabalhando em direção à sua meta global de impacto ambiental zero até 2050 por meio
de sua abordagem “Tripla Ação para Zero”, incluindo alcançar a neutralidade de carbono para todos os produtos e atividades corporativas, 100% de utilização de energia renovável e circulação de recursos, utilizando materiais 100% sustentáveis reprocessando produtos de volta às matérias-primas e reutilizando esses materiais na criação de novos produtos.

Em direção a esse objetivo, a Honda se esforçará para fazer com que os veículos elétricos a bateria e a célula de combustível representem 100% das vendas de automóveis nos EUA e globalmente até 2040.

Para reduzir o impacto ambiental de suas operações de negócios, a Honda também está compensando as emissões de CO2 de suas operações de fabricação na América do Norte por meio de contratos virtuais de compra de energia (VPPAs) de longo prazo para energia eólica e solar renovável que buscam cobrir mais de 60% da eletricidade que a Honda usa na América do Norte. A Honda também promove práticas comerciais ambientalmente responsáveis com seus fornecedores e parceiros revendedores de varejo em toda a América do Norte.


Conheça a Elétricos News

Somos um site de notícias globais sobre mobilidade elétrica. Exploramos os últimos avanços na tecnologia em eletricidade. Venha se atualizar e discutir sobre tudo o que marcas de ponta como Tesla, LiveWire, Porsche, Energica, Zero, Peugeot entre outras tem realizadas ultimamente. Saiba mais em elétricos.news

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Notícias anterior

Porsche Macan estabelece novos padrões: o primeiro SUV totalmente elétrico da Porsche

Próxima notícia

A Moustache agarra mais um Oscar de design na Design Innovation Award 2024

Últimas Carro elétrico

carregando ...

Você mais eletrificado

em 5 minutos

 

Receba as últimas notícias sobre mobilidade elétrica de forma leve e descontraída todos os sábados em seu email

Feito! Agora só falta confirmar sua inscrição pelo email